Educação em valores



Tome partido.
Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima.
Silêncio encoraja o torturador nunca o torturado"
(Elie Wiesel)

Ao observar a maneira como os seres humanos tratam as outras espécies sencientes surgiu à necessidade de uma análise minuciosa em torno do assunto visando o despertar da consciência para a responsabilidade coletiva, assim resolvemos sistematizar os fatos para demonstrar de maneira pedagógica a relação que estamos desenvolvendo com os outros seres do planeta.
Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além da nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com esta loucura. (Richard Gere)
Um ponto fundamental na construção da autonomia moral é o direito a informação, mas ela só, não é o suficiente precisa-se também do conhecimento para refletir, questionar e avaliar evitando que o homem se torne refém das informações maquiadas. Assim,  é preciso tirar a vendas dos olhos para não ser enganados pelas informações tendenciosas, é necessário parar de achar que a natureza criou os animais para nos servir de alimento, de cobaias, etc. comer carne, testes em animais, as inúmeras doenças que tem afetado a população não tem nada a ver com Deus nem com evolução é conversa de uma sociedade iludida; todo essa matança,  (carnivorismo), crueldades diversas são negócios das grandes empresas. O excesso de informações através da mídia tem acelerado a construção do pensamento  e tem-se fabricado pessoas estressadas e ansiosas que não sabem o que fazer com tanta informação que impedem sua capacidade de duvidar, questionar, refletir, de abrir ao novo; pessoas sem idéias, sem personalidade, sem projetos de vida, sem sonhos; e  assim, continuam todos no mesmo barco mentindo para si mesmo, meros receptáculos de informações. Portanto, a  educação em valores é o ponto de partida para esclarecer que se você come carne, leite ou ovo, se usa produtos testados em animais, ou utensílios de couro, se participa de rodeios, rinhas, circos, vaquejadas, se contribui com qualquer exploração animal no mínimo é obrigado a saber a dor e o sofrimento que está causando, é obrigado a entender que as empresas não vão te mostrar o que realmente acontece dentro das granjas, frigoríficos, matadouros nos verdadeiros campos de concentração. Elas mentem para você. É preferível poupar teus olhos e mostrar os animais cantando e dançando enquanto se preparam para a morte.
                                                                                                                                                                                          (Leide Carneiro) 

 
           A VIDA           

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Enganam-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo." (Olympia Salete)

A vida física no planeta Terra é uma só;  desde uma bactéria até o ser humano, todos têm organização celular e o mesmo funcionamento, baseado em ácidos nucléicos e proteínas.
Em geral os seres vivos contêm quatro tipos básicos de substâncias orgânicas: proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucléicos. As proteínas são os componentes orgânicos em maior quantidade são encontradas em todos os seres vivos, inclusive nos vírus que são acelulares. Elas são fundamentais para a vida na Terra.
Já os ácidos nucléicos, DNA (ácido desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico) constituem a base da herança biológica, são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários através dos processos reprodutivos e apresentam uma sequência especifica de cada ser vivo. São considerados as moléculas da vida.
Recentemente os cientistas descobriram boa parte dos mistérios desses ácidos principalmente o DNA que é a chave dos seres vivos e começaram então a desvendar o funcionamento da vida e da perpetuação da espécie. Eles se encontram tanto no núcleo quanto no citoplasma e controla toda atividade celular.
Embora, os ácidos nucléicos tenham o código genético, as proteínas são quem transforma este código em estruturas funcionais como as células, os órgãos, organismos completos.
Assim, organização celular, ácidos nucléicos e proteínas são componentes fundamentais de todas as formas de vida da Terra, não são particularidades dos seres humanos.
Diante do contexto, todos os seres  são formados por matéria. Porém, na matéria viva estão presentes certos elementos químicos como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N) que juntos com outros elementos formam as substâncias orgânicas e dão origem a vida.
Assim,  homens,  bactérias,  morcegos, plantas são seres vivos, pois são formados por estes compostos orgânicos.
Portanto, não há diferenças fundamentais entre os seres humanos e os outros animais. Todos estão inseridos na cadeia alimentar como consumidores, no entanto, os animais considerados irracionais são os únicos que respeitam este elo, os humanos com todo grau de inteligência e racionalidade desrespeitam as regras alimentares mesmo tendo consciência do sofrimento que causam aos outros animais e dos danos que podem causar a sua saúde e ao planeta. Por exemplo, o homem, é o único mamífero que continua tomando leite depois de adulto, que consomem alimentos com conservantes por vontade própria, etc. Todos os animais se organizam em sociedade, dividem tarefas, demarcam territórios, mas, entre os humanos essa organização é mais complexa e com objetivos próprios ao contrário das outras espécies que cumprem suas atividades   de forma simples visando apenas a sobrevivência.
O instinto embora seja o ponto de partida da condição animal, tem servido mais aos animais do que a razão aos homens, os animais não humanos mesmo nos atos instintivos tem executado sentimentos diversos como respeito, justiça, amor e conservação do planeta já que retira da natureza só o necessário para sua sobrevivência enquanto a maioria dos homens tira o supérfluo, burla as leis e não respeita nem sua própria espécie. Dessa forma, alimentação, organização em grupo, estilo de vida, razão e instinto, são formas de expressão animal e embora o homem em seu patamar evolutivo esteja galgando o amor que é o ponto máximo dos sentimentos, os animais usam melhor o instinto e resolve de maneira sábia seus problemas sem causar danos aos outros seres. Mesmo quando um animal mata para se alimentar ele procura não matar seres da sua espécie e só caçam o suficiente para o consumo diário,  enquanto o homem mata, maltrata, humilha, mutila seres de todas as espécies sempre por crueldade, competitividade ou qualquer outro motivo fútil.
Diante do exposto,  é preciso lembrar que os seres humanos primitivos contavam apenas com o instinto para a sua sobrevivência, hoje, graças ao processo evolutivo eles vêm se libertando dessa condição, no entanto, continuam sendo animais e não podem fugir dessa condição e se sentirem superiores as demais espécies, pois apesar de ter ganhado razão o que vem predominando no homem ainda é o instinto.

                                                         Leide Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário